6 de ago. de 2010

Matriarca da família Wainberg, fundadora da Rainha das Noivas, conta sua trajetória em livro


Nesta quarta-feira, 11, quando completa 90 anos, Dora Wainberg lança "A Imigrante", livro que remonta sua trajetória desde o nascimento, em 1920, na Rússia. A sessão de autógrafos ocorre a partir das 18h na Saraiva MegaStore, no BarraShoppingSul.

Escrito na primeira pessoa, o texto coloquial e de forma simples de "A Imigrante" trata o leitor como um amigo ao dividir as experiências de Dora Wainberg, uma judia russa, nascida em 1920 que, junto da mãe e do irmão, teve de lutar bravamente pela sobrevivência ainda criança. Tempos depois de chegar ao Brasil com 12 anos, casou-se com Jayme Wainberg, aos 19, ao lado de quem fundou a Rainha das Noivas, maior rede varejista e única franqueadora de moda casa do Rio Grande do Sul, hoje, presidida por seu filho, Saul Wainberg. Em 19 capítulos, as peculiaridades do cotidiano e o modo comovente com que demonstra saber lidar com cada revés de sua vida, superam o relato de uma trajetória pessoal e faz de "A Imigrante" um exemplo de reflexão para pessoas de diferentes idades e origens. Na contracapa, Moacyr Scliar comenta: "De suas lembranças resulta uma mensagem de fé e confiança que, sem dúvida, comoverá os leitores e representará para eles uma grande lição de vida". Editado pela Alcance, o livro ganhou o prefácio do professor de literatura Gustavo Saldivar e estará a venda na sessão de autógrafos por R$ 29,90, nesta quarta-feira, 11, a partir das 18h, na Saraiva MegaStore do BarraShoppingSul, em Porto Alegre.

A AUTORA
Dora Wainberg nasceu em 11 de agosto de 1920, na pequena cidade de Lubni, no estado de Poltava, na Rússia. Para fugir do regime comunista, aos 2 anos, atravessou clandestinamente 30km de fronteira para a Polônia, junto da mãe, do irmão e de um estranho que a carregou no colo. Ainda criança, foi abandonada pelo pai que se casou com outra mulher e, aos 12, chegou ao Brasil com a mãe, ao encontro do irmão que aqui já estava há alguns anos. Viúva de Jayme Wainberg, grande benemérito da comunidade israelita e fundador da Rainha das Noivas, com quem foi casada por mais de 50 anos, Dora teve 3 filhos, Iara, Léa e Saul. Deles descendem seus 6 netos e 9 bisnetos.