12 de nov. de 2010

Martin Scorsese é tema de curso em Porto Alegre


O quê: Curso "MARTIN SCORSESE – CINEMA, FÉ & VIOLÊNCIA", com o crítico de cinema Rodrigo Fonseca
Onde: Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (rua Andradas, 959), em Porto Alegre
Quando: dias 17, 18 e 19 de novembro, das 19h às 21h30
Quanto: R$ 100,00
Informações: cenaum@cenaum.net ou (51) 9101-9377
Inscrições: www.martinscorsese.tangu.com.br


Apontado como o maior realizador do cinema norte-americano em atividade, Martin Scorsese é tema de curso em Porto Alegre nos próximos dias 17, 18 e 19 de novembro, no Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (rua Andradas, 959). Com uma carreira de mais de 40 anos, Scorsese construiu uma filmografia elogiada pelos críticos, respeitada por seus companheiros diretores e admirada pelo público. Ministrado pelo crítico de cinema Rodrigo Fonseca, “MARTIN SCORSESE – CINEMA, FÉ & VIOLÊNCIA” tem realização da Cena UM, promoção do Mundo Cult e Blog Matinê e patrocínio da Sapere Aude! Livros e de E O Vídeo Levou. Participantes recebem apostila e certificado.

Programa do curso
Dia 17/11
Bons companheiros andam de táxi: os gangsteres, os federais e os desvalidos na obra de Martin Scorsese.
Dia 18/11
As tentações de um cineasta que crê: as visões da religião em “A Última Tentação de Cristo”, “Kundun“ e “Vivendo no Limite”.
Dia 19/11
Marty vérité: contracultura, música e história da arte cinematográfica aos olhos do diretor do documentário “Shine a Light”.

Quem é Rodrigo Fonseca
Jornalista e produtor editorial, trabalha como repórter e crítico de cinema do jornal O Globo. Professor da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu desde sua fundação, em 2007, escreveu os livros “Meu compadre cinema – Sonhos, saudades e sucessos de Nelson Pereira dos Santos” e “Cinco mais cinco – Os melhores filmes brasileiros em bilheteria e crítica”, em co-autoria com Carlos Diegues e Luiz Carlos Merten. É editor do blog Cinema Curto, sobre cinema e publicidade.