13 de dez de 2010

Vencedor do Fato Literário 2010, Aldyr Schlee, é recebido com comemoração na Capital

O encontro aberto ao público ocorre nesta terça-feira, 14, a partir das 18h30min, na Sapere Aude! Livros, em Porto Alegre.

Nesta terça-feira, 14, a partir das 18h30min, a Sapere Aude! Livrosrua Lopo Gonçalves, 33 –, em Porto Alegre, será o ponto de encontro para a comemoração ao prêmio Fato Literário 2010, categoria personalidade, conquistado recentemente pelo escritor, jornalista e tradutor, Aldyr Garcia Schlee. Na noite de segunda-feira, 13, Schlee foi reconhecido com o prêmio Açorianos de Literatura 2010, categoria conto, pela obra "Os Limites do Impossível – Contos Gardelianos". Na ocasião, o autor também autografa e recebe o público para uma conversa descontraída sobre o seu novo romance "Don Frutos", que trata da vida do caudilho Fructuoso Rivera, presidente da República Oriental do Uruguai, editado pela ARdoTEmpo. Ganhador do prêmio Açorianos de Literatura por três vezes e da Bienal Nestlé de Literatura Brasileira por duas vezes, Schlee já lançou cerca de 30 obras em português e espanhol. O encontro é aberto ao público e as reservas podem ser feitas pelo telefone 51.3221-0203 ou pelo e-mail admin@sapereaudelivros.com.br.

SAIBA MAIS SOBRE "DON FRUTOS"
Um romance extraordinário sobre a vida do caudilho Fructuoso Rivera, presidente da República Oriental do Uruguai em duas oportunidades históricas e indicado a um terceiro mandato em triunvirato, num momento preciso e pontual: o relato de cerca de um ano inteiro de vida, o último de sua jornada, vivido em Jaguarão, no sul extremo do Brasil e permeado pelas lembranças sobre os inúmeros episódios de sua espantosa vida de aventuras políticas, amorosas, militares e da barroca construção de um novo país. Frutos Rivera, um dos libertadores da América. Um homem do pampa que assomou à presidência do Uruguai e incluiu-se como um dos fundadores da nova república, entre impérios belicosos e potências internacionais. Escrito com mestria por Aldyr Garcia Schlee (Fato Literário 2010) em quatro anos, lastreado num pesquisa exaustiva efetivada ao longo de 45 anos, em bibliotecas e arquivos nacionais, no Uruguai e no Brasil. DON FRUTOS é um romance finamente lapidado em linguagem criativa, arquitetado pelo escritor que refez os caminhos, as memórias e as falas do personagem histórico com a verossimilhança que apenas a ousadia ilimitada de um autor densamente documentado poderia fazer. Abandone-se nessa escrita de alumbramentos e reconheça as marés de formação dos países do pampa. Quantos serão eles, além daquele inventado pelo escritor e os outros sugeridos pela imaginação infinita dos leitores, incendiada pelas suas palavras? Aldyr Garcia Schlee pesquisou tanto, colheu um volume tamanho de informações, refletiu tão intensamente sobre sua personagem que mimetizou-se a ela, a ponto de pensar genuinamente suas ações, sentir seus sentimentos e saber seus medos, suas limitações, suas inseguranças, suas doenças e seus humores. Um romance magnífico que empresta a atmosfera de um continente emergente para o desfrute de uma literatura de invenção e originalidade.

ISBN nº 978-85-62984-06-8
512 páginas
Edições ARdoTEmpo - 2010
Preço: R$ 60,00