19 de mai. de 2011

Curso de Shantala, uma massagem para bebês


Neste sábado, 21, às 14h, acontece em Porto Alegre mais um curso de Shantala, voltado para quem já tem ou está esperando um bebê. O encontro ocorre na CLINN Espaço de Saúde, na Rua Tobias da Silva, 22, sala 2 – informações e inscrições (R$ 60,00 por pessoa ou R$ 90,00 para o casal) pelo telefone (51) 3086-0081.

A SHANTALA
A Shantala ficou conhecida no Ocidente durante a década de 1970, quando o obstetra francês Frédérick Leboyer passeava pelas ruas de Calcutá, na Índia, e viu uma moça paraplégica, que se chamava Shantala, massageando seu filho. Ele ficou encantado com o ritual de harmonia e ternura entre os dois e voltou ao local onde ela estava por vários dias para fotografar a seqüência de movimentos. Ao retornar à França, ele publicou o livro "Shantala: Uma Arte Tradicional, Massagem para Bebês" (Editora Ground), traduzido para o português em 1976. A prática é recomendada já nos primeiros dias de vida de seus filhos. Os toques abrangem todo o corpo do bebê, deixando a criança mais tranqüila e menos chorosa. Além disso, o relaxamento contribui para o alívio das cólicas e garante um sono gostoso.

Outros benefícios da Shantala:
• a massagem melhora a respiração porque expande a caixa torácica; auxilia no bom funcionamento do intestino e do estômago; estimula a coluna vertebral e a movimentação de braços, mãos, pernas e pés;
• traz consciência corporal. A criança ganha mais noção de espaço e dos limites do seu corpo, movimentando-se melhor. À medida que vai crescendo, não cai com facilidade e não esbarra tanto nas coisas.
• O contato físico e de amor com os pais faz com que o bebê fique mais receptivo ao toque em geral, tendo mais facilidade para se relacionar;
• há um benefício extra aos bebês que nascem de cesárea. Como não receberam a massagem original, proporcionada pelo parto normal no momento em que nascem, beneficiam-se muito com os movimentos da Shantala.

CLINN Espaço de Saúde
Localizado no coração do bairro Moinhos de Vento, é um espaço com atendimento personalizado e sempre atento ao bem-estar do cliente. Com uma equipe multidisciplinar, a clínica é dirigida pelos fisioterapeutas Rovana Boff e Douglas Gomes. Entre os serviços oferecidos estão: pilates, acupuntura, quiropraxia, drenagem linfática, massagem, plataforma vibratória e cirurgia plástica.

Contatos para a imprensa e entrevistas com Ana Guerra pelo e-mail anaguerra@mundocult.com.br ou pelo fone (51) 9121.1200