10 de mai de 2011

Nesta sexta, "Literatura e identidade afro-americana" são tema de palestra gratuita na Sapere Aude! Livros

O quê: palestra "Autobiografia como libertação – literatura e identidade afro-americana" com Robertson Frizero, escritor e tradutor do livro "Autobiografia de um Ex-Negro", de James Weldon Johnson
Onde: Sapere Aude! Livrosrua Lopo Gonçalves, nº 33 – Cidade Baixa, Porto Alegre
Quando: dia 13 de maio, sexta-feira, a partir das 19h
Quanto: inscrições gratuitas pelo e-mail admin@sapereaudelivros.com.br ou pelo telefone 51-3221-0203


No dia que marca os 123 anos da assinatura da lei que deu fim à escravidão negra no Brasil, sexta-feira, 13 de maio, a Sapere Aude! Livros e a Editora 8INVERSO promovem a palestra "Autobiografia como libertação – literatura e identidade afro-americana", com Robertson Frizero, escritor e tradutor do livro "Autobiografia de um Ex-Negro", do poeta, diplomata e ativista político norte-americano, James Weldon Johnson.

No encontro, aberto ao púbico, Frizero vai propor a reflexão sobre como Johnson, junto de outros autores afro-americanos como Sapphire, Toni Morrison e Alice Walker, usou a autobiografia como gênero ideal na luta pela construção de uma identidade própria para os negros daquele país.

Lançado pela primeira vez em português, "Autobiografia de um Ex-Negro" é considerado um dos primeiros romances da chamada literatura afro-americana e conta, através da jornada do protagonista – um talentoso músico filho de mãe negra e pai branco – os primeiros anos da questão racial nos EUA no período posterior à Guerra Civil Americana. Após a palestra, Robertson Frizero autografa sua tradução da obra paralelamente ao sorteio de livros entre os participantes.

O evento ocorre a partir das 19h na Sapere Aude! Livros (rua Lopo Gonçalves, nº 33), bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Inscrições gratuitas pelo e-mail admin@sapereaudelivros.com.br ou pelo fone 51-3221-0203.