22 de ago. de 2012

James Bond é tema de curso em Porto Alegre

Em 2012, o espião mais famoso da ficção celebra 50 anos de sua primeira aparição no cinema. Foi em 5 de outubro de 1962 que Sean Connery personificou a criação de Ian Fleming em "007 Contra o Satânico Dr. No". No curso JAMES BOND - 50 ANOS DE CINEMA, ministrado pelo jornalista e crítico de cinema, Roberto Sadovski, serão abordadas as particularidades de cada um dos astros da série; a criação da franquia; as mulheres; suas armas e apetrechos; as locações em todo o mundo e as sequências espetaculares que ficaram gravadas no imaginário de todo fã de cinema do planeta. A atividade, que tem patrocínio da Sapere Aude! Livros, vai ocorrer neste sábado e domingo, 25 e 26, das 9h30min às 12h30min, no Museu da Comunicação Hipólito da Costa, em Porto Alegre, RS. Cinco décadas e vinte e dois filmes depois (o mais novo chega aos cinemas em novembro), James Bond tornou-se não só sinônimo de ação como também mudou o modo do mundo encarar uma série cinematográfica, introduzindo elementos icônicos e uma dezena de novidades (as Bondgirls, os gadgets, as locações internacionais) que fizeram da marca 007 uma das mais valiosas e duradouras da história.

Informações: cenaum@cenaum.com / (51) 9176-4757 
Inscrições: www.cinemaceneum.blogspot.com.br

Das páginas dos livros para a tela grande, veja as dicas da Sapare Aude! Livros:
"O Código de James Bond", de Philip Gardiner >> relato de como a associação de Ian Fleming com o mundo do ocultismo o levou a criar uma série magistral de pistas, chaves e códigos dentro dos seus livros.
"007 Contra o Satânico Dr. No", de Ian Fleming >> primeiro livro da série adaptado para as telas de cinema
 "Moscou Contra 007", de Ian Fleming >> o mais charmoso agente secreto da literatura embarca em mais uma perigosa missão.
"Cassino Royale", de Ian Fleming >> Bond assume a arriscada missão de derrotar Le Chiffre, um perigoso agente comunista, em um jogo de cartas que pode ser fatal.