28 de jul. de 2008

Anfarmag orienta o consumidor sobre a correta aquisição de medicamentos manipulados


As farmácias de manipulação de medicamentos do Rio Grande do Sul intensificam um trabalho de orientação aos consumidores sobre a correta aquisição de medicamentos magistrais. Esta medida deve-se ao fato da Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais) ter constatado que em diversos locais do país, como na Grande Vitória e em Curitiba, as drogarias iniciaram um processo de captação de receitas respaldado exclusivamente em medidas judiciais. Desavisados, muitos consumidores compram o medicamentos nesses estabelecimentos, abrindo mão do serviço de orientação farmacêutica prestado nas farmácias de manipulação. Além disso, muitos locais como academias de ginástica e clínicas de estética têm oferecido medicamentos "manipulados", como as inspeções de vigilâncias sanitárias têm demonstrado.Para que se identifique uma farmácia magistral de qualidade e se tenha certeza da eficiência do medicamento manipulado, os estabelecimentos associados à Anfarmag Regional RS chamam a atenção do consumidor para os seguintes pontos:

Conheça o farmacêutico
Seguir a prescrição médica é sempre mais fácil se você solicita ajuda de um farmacêutico. Ele é o profissional capacitado para dar informações sobre os medicamentos, o modo de usar, as reações adversas, as interações medicamentosas e alimentares. Nas farmácias de manipulação, o farmacêutico está sempre disponível para solucionar as suas dúvidas e orientá-lo em relação ao seu tratamento.

Qual a diferença entre farmácia e drogaria
Farmácia é o estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais e deve dispor de laboratório. Nela podem ser comercializadas drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos, produtos de higiene pessoal, cosméticos. Drogaria é o estabelecimento de comercialização de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, em suas embalagens originais.

Onde encontrar medicamentos manipulados
A farmácia com manipulação é o único estabelecimento autorizado por lei para o preparo e a venda do medicamento manipulado. Nunca adquira remédios manipulados em drogarias, clínicas, SPAs ou academias.

Como escolher uma farmácia de manipulação de qualidade
– Verifique se a farmácia possui alvará de funcionamento da vigilância sanitária e se o farmacêutico está presente. A farmácia deve oferecer assistência farmacêutica.
– Procure saber se a farmácia escolhida conta com profissionais qualificados e se as instalações e os equipamentos são apropriados para a manipulação dos remédios.
– O consumidor deve verificar se no rótulo do medicamento manipulado consta: o nome do paciente e do médico, número de registro da receita na farmácia, data de manipulação e validade, fórmula completa e a identificação da farmácia e do farmacêutico