12 de dez. de 2012

Ceia sustentável privilegia o planeta e o paladar

Orgânicos, frutas, verduras e doces caseiros são as sugestões para um final de ano sustentável e com baixa emissão de carbono

A gaúcha Secale dispõe de panetones e bolos orgânicos
Em tempos de aquecimento global, é possível ter consciência do impacto do consumo sem desprezar bem-estar e conforto, inclusive nas festas de final de ano. Basta preparar as comemorações com mais racionalidade e planejamento. As vantagens vão além de minimizar o impacto ecológico causado pela euforia de consumo.

Hoje, é fácil encontrar produtos orgânicos, como frutas, verduras, arroz, açúcar e até carne em grandes redes de supermercado, lojas especializadas e feiras livres. Mas, além dos ingredientes para as receitas, o consumidor também tem à disposição delícias típicas do natal produzidas de modo sustentável. São os vinhos, pães, bolos e também panetones orgânicos.

Esses produtos se originam de empresas que trabalham sem agredir a natureza e, geralmente, de pequenos agricultores. Outra vantagem é que esses alimentos são mais saborosos, saudáveis e possuem um menor impacto ambiental. Para arrematar, o ideal é planejar-se para preparar o suficiente com relação ao número de convidados, sem desperdícios, e evitar o uso de descartáveis.

Em Porto Alegre, RS, a Secale Pãos Orgânicos é responsável pela fabricação de Bolos de Natal (sem glúten) e Panetones de Frutas – recheados com damasco, uva passa, macadâmia e bergamota – e de Chocolate que se destaca pela combinação perfeita entre os sabores do doce e da fruta cítrica –, feitos de acordo com métodos tradicionais de fermentação e com ingredientes naturais, sem lactose e aditivos artificiais. Já o Bolo de Natal, feito sem adição de acúcar, pode, também, ser consumido moderamente por pessoas em dieta, com restrição ao glúten e diabéticos.

Esses e outros produtos da marca são encontrados em grandes supermercados e em lojas de produtos naturais do Rio Grande do Sul (exclusivamente na Rede Zaffari/Bourbon), Paraná, São Paulo (Casa Santa Luzia e Pão de Açúcar) e Rio de Janeiro. Mais informações www.secale.com.br