8 de nov. de 2013

"Autobiografia de um Ex-Negro" é tema do Clube de Leitores da Sapere Aude! Livros


Nesta edição, atividade gratuita faz parte da programação da "Feira Além da Feira", iniciativa que reúne livrarias de rua de Porto Alegre até o próximo dia 15 de novembro.

Publicado pela primeira vez em 1912, por uma pequena editora novaiorquina sem identificação do autor, "Autobiografia de um Ex-Negro", única obra em prosa ficcional do poeta, diplomata e ativista político James Weldon Johnson (Editora 8 Inverso), será tema do Clube de Leitores da Sapere Aude! Livros (rua Lopo Gonçalves, nº 33) desta próxima quarta-feira, 13, às 19h30min, em Porto Alegre, RS.

A mediação será do tradutor do livro e escritor, Robertson Frizero. O evento que faz parte da programação da "Feira Além da Feira", promovida pela Breviário, é gratuito mediante inscrições pelo e-mail info@sapereaudelivros.com.br. A escolha do tema da 7ª edição do Clube de Leitores da Sapere Aude! Livros deve-se ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Saiba mais sobre "Autobiografia de um Ex-Negro"

A ausência do nome do autor em "Autobiografia de um Ex-Negro" deve-se ao fato de que, no seu lançamento, em 1912, o livro denunciava o que era chamado de "passing", ou seja, quando um negro se fazia passar por branco, à época, previsto como crime no código civil norte-americano.

Assim como o autor, o protagonista do livro não tem nome. Ele é um homem idoso que conta sua história desde a infância, período em que descobre que é considerado racialmente negro apesar da pele branca. Marco da chamada literatura afroamericana, o livro conduz o leitor a uma viagem pela experiência de ser negro nos Estados Unidos transitando pelos dois mundos nos quais a sociedade norte-americana foi dividida naquele período.