29 de jan. de 2011

Farmacêuticos promovem ação para estimular o uso correto de medicamentos, em Porto Alegre, neste domingo


Tranferida para este domingo, 30, por conta do mau tempo, a ação, proposta pela Anfarmag Regional RS (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais), ocorre das 10h às 14h, em frente ao Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre.

Reforçar o papel do farmacêutico como agente de saúde, além de esclarecer a população sobre a importância do uso correto de medicamentos, são alguns dos objetivos da ação promovida pela Anfarmag Regional RS no mês em que se comemora o Dia Nacional do Farmacêutico – 20 de janeiro. Dentre as orrientações, aqueles que visitarem o estande poderão saber quais os riscos da automedicação, por que existem diferentes formas farmacêuticas, qual a diferença entre medicamentos manipulados e industrializados, quais informações devem constar numa receita e nos rótulos das embalagens, bem como o farmacêutico pode auxiliar para que o tratamento seja cumprido conforme prescrito. Além disso, os interessados vão receber gratuitamente o "Manual do Consumidor da Farmácia Magistral", um guia para a utilização correta de medicamentos, editado pela Anfarmag.


Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), há mais de 20 mil medicamentos disponíveis no mercado mundial sendo que, quase metade, é consumida de forma inadequada. De acordo com o levantamento do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), da Fundação Oswaldo Cruz, depois do envenenamento por agrotóxicos, o uso incorreto de medicamentos é a segunda maior causa de óbtitos por intoxicação só no Sul do Brasil. "Nenhum medicamento, sem exceção, é isento de riscos", comenta Eliane Aranovich, farmacêutica e presidente da Anfarmag no RS. Para ela, a prática de tomar medicamentos sem prescrição médica e a busca aleatória por dicas na internet deve ser substituída pela orientação de profissionais médicos e farmacêuticos.

Conforme a farmacêutica, as interações medicamentosas – nome técnico para quando um remédio interfere sobre a ação do outro – podem contribuir para parte dessas intoxicações. "Um leigo não tem condições de discernir se um medicamento é incompatível com outro", diz. A ação também conta com o apoio do CRF–RS (Conselho Regional de Farmácia do RS), do Sindifars (Sindicato dos Farmacêuticos do RS), da Afargs (Associação dos Farmacêuticos do RS) e da Psorisul (Associação Nacional dos Portadores de Psoríase). Em caso de chuva, o evento será transferido.


Saiba como se prevenir de intoxicações por medicamentos:
_Mantenha todos os medicamentos em local seguro e trancado, fora do alcance das mãos e dos olhos das crianças.
_Nunca deixe de ler o rótulo ou a bula antes de usar qualquer medicamento.
_Evite tomar medicamentos na frente de crianças.
_Não dê e nem tome medicamentos no escuro para evitar trocas.
_Não utilize medicamentos sem orientação médica ou farmacêutica.
_Mantenha os medicamentos nas embalagens originais.
_Tenha cuidado com medicamentos de uso infantil e adulto com embalagens muito parecidas; erros de identificação podem causar intoxicações graves ou, até mesmo, fatais.
_Nunca use medicamentos com prazo de validade vencida.
_Descarte os medicamentos vencidos em postos de coleta adequados para evitar a contaminação da água e do solo.

Sobre a Anfarmag
A Anfarmag – Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais – representa os interesses institucionais de estimadas 7.800 farmácias registradas nos conselhos farmacêuticos de todo o país como atuantes na manipulação de medicamentos. Operam no setor aproximadamente 15.000 profissionais da área e 35.000 outros colaboradores, que atendem anualmente 100 mil prescritores e um universo de 60 milhões de pessoas. O exercício da Anfarmag em defesa e promoção da farmácia e do medicamento magistral no Brasil resultou numa série de atividades e conquistas que têm alterado o perfil do setor nos últimos anos. O trabalho da instituição também abrange o relacionamento com os prescritores, especialmente médicos, por meio da edição de guias profissionais que colaboram para as políticas públicas que propõem o uso racional de medicamentos.